Edit

Tendências na Logística para 2022

Compartilhe esse post.

Conheça as novidades e inovações esperadas para o setor logístico no ano que se inicia

O setor logístico desempenha um papel crucial em todos os setores da economia, e está sendo cada vez mais necessário para otimizar as transações comerciais e viabilizar melhores resultados. A expectativa é que as inovações tecnológicas e o avanço da Logística 4.0 terão grande impacto nas operações.

Um novo ano chegou, com novas oportunidades para se destacar da concorrência. Para isso, é importante manter-se atualizado sobre os rumos desse mercado em constante movimento.

Nesse artigo listamos algumas das tendências que vão agitar o mercado.

Inteligência Artificial

Várias empresas têm investido na solução do uso de máquinas inteligentes e processos automatizados de distribuição. Porém, segundo especialistas, a IA ainda não terá um papel determinante em 2022, sendo necessário amadurecimento de sua modelagem até que possa ser utilizada em massa.

Entrega por Drones

Esta possibilidade está mais perto do que nunca de se concretizar. A nova modalidade de entrega já está em fase de testes por alguns gigantes do setor. É fato que esse tipo de transporte só atende volumes de pequeno porte, mas é importante destacar o fato de ser uma tecnologia sustentável, que evita a emissão de gases poluentes e ajuda na mobilidade das cidades.

ESG na Logística

Segundo estudo da consultoria KPMG, os consumidores buscam empresas que apresentam engajamento, posicionamento social e ações positivas de inclusão e diversidade. Assim, valores como ESG (Environmental, Social and Governance, ou Meio ambiente, Sociedade e Governança) estão sendo cobrados tanto por investidores quanto pelos próprios consumidores. E, por isso, começam a fazer parte das estratégias das companhias de qualquer setor.

Last mile

É a última etapa do processo logístico, e se relaciona diretamente com a experiência do cliente. A ideia é que o consumidor possa acompanhar em tempo real o status da entrega. Para tanto, são utilizados softwares que otimizam o tempo da entrega, planejando rotas eficientes, monitorando as operações em tempo real e realizando a comunicação com o consumidor.

Automatização dos processos logísticos

A automatização dos processos logísticos está relacionada a uma série de benefícios, como a redução de falhas, o aumento da produtividade, a melhor rentabilidade, a organização de processos, além de trazer mais segurança e facilitar o acesso às informações. Para tanto, é necessário investir em suportes tecnológicos que viabilizem a integração de setores da empresa, dinamizando as operações e diminuindo operações manuais.

O ano de 2021 foi desafiador em diversos sentidos para todos nos mercados, na logística não foi diferente. O setor foi muito exigido, mas teve a oportunidade de mostrar sua importância para a sociedade. Tudo indica que o novo modelo de consumo é um caminho sem volta, por isso 2022 não será diferente. As oportunidades estarão a favor das empresas que conseguirem ficar à frente das tendências tecnológicas emergentes. A otimização de processos, a eficiência e a construção de relacionamentos serão essenciais neste ano.

Tudo que há de mais atual no mercado logístico você encontra na Logistique 2022. Quer receber informações sobre o evento? Entre em contato conosco no e-mail  info@logistique.com.br.

Fale Conosco