A Logistique Web Conference, carro-chefe da edição 2020 da Logistique – Feira e Congresso de Logística e Negócios Multimodais de Cargas, chega ao seu último dia aliando grandes nomes da economia, relações internacionais, comércio exterior e transporte multimodal a relevante conteúdo direcionado às respectivas áreas. Na pauta a atual conjuntura da economia brasileira e global, tendências nas áreas de transporte multimodal e logística.
O evento, que acontece de 4 a 6 de novembro de forma totalmente digital, teve sua programação distribuída em três áreas distintas. O primeiro dia reuniu experts em economia, comércio internacional e relações internacional em discussões de peso com os embaixadores de grandes nações que têm relações comerciais com o Brasil. A programação do primeiro dia foi aberta pelos renomados economistas Caio Megale e Welber Barral, considerados dois dos maiores nomes da economia brasileira, que abordaram a realidade da economia global, a inserção do Brasil nesse contexto e as alternativas para minimizar os impactos da crise global.
Com extenso currículo, Megale fez parte da equipe econômica do ministro Paulo Guedes e é economista-chefe da XP Investimentos, fez parte da equipe econômica do Itaú, foi sócio e economista-chefe da Mauá Investimentos e teve passagens pela Gávea Investimentos e Lloyds Asset Management. Barral, por sua vez, é estrategista em comércio exterior, foi secretário de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, professor e consultor, conselheiro da Câmara de Comércio Americana (Amcham) e árbitro no Tribunal Permanente de Revisão do Mercosul e na Organização Mundial do Comércio (OMC). É sócio-sênior da BMJ Consultores Associados.
Relações internacionais
Ainda no primeiro dia da webconferência, 4 de novembro, os embaixadores da China no Brasil Yang Wanming, dos Emirados Árabes Unidos Saleh Alsuwaidi, e da União Europeia Ignacio Ybáñez; participaram mesas redondas com a presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc e o presidente do Sistema Fiesc, Maria Teresa Bustamante e Mário Cezar de Aguiar, a especialista em relações internacionais Carolina Valente, empresários e as jornalistas Estela Benetti e Dagmara Spautz. Como resultado dos painéis pode ser constatado o enorme potencial de mercado que a indústria brasileira ainda tem para explorar nestes mercados e o grande interesse da manutenção das relações diplomáticas entre o Brasil e estes países.
Multimodalidade
A logística e o transporte multimodal de cargas foram a tônica dos dia da conferência. A programação do dia, 5, foi aberta com um importante painel internacional que reuniu o presidente do Sistema Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, com os executivos Thomas Nobel, Lars Deiterding e Jens Klauenberg, das respectivas Deutsche GVZ-Gesellschaft, Hacon e Logistics Alliance Germany – LAG Transport Logistic, grandes especialistas de tradicionais empresas que logística que operam nos mercados alemão e europeu. Na pauta discussões sobre a experiência multimodal alemã e as melhores práticas no hub central da Europa.
Case da global FedEx Express foi apresentado pelo executivo Eduardo Araújo, que abordou a tecnologia como pilar fundamental no atendimento do e-commerce.
Na sequência, um painel direcionado ao transporte marítimo de cargas que reuniu o presidente do Grupo Maersk para o Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, Julian Thomas; os presidentes do Porto Itapoá, Cassio Schreiner, e Portos do Paraná, Fernando Garcia da Silva; além de executivos das gigantes BR Foods e Berneck SA, José Perottoni e Daniel Kokot.
Nas discussões a digitalização do comércio marítimo na era pós covid e a realidade e perspectivas futuras para a navegação marítima no planeta. A mediação foi de Leandro Carelli Barreto, especialista em Economia Internacional e Inteligência Competitiva, consultor e sócio diretor da Solve Shipping Intelligence Specialists, Leandro Carelli Barreto.
Um dos pontos altos da programação da quinta-feira, 5, foi um painel que discutiu o papel do transporte rodoviário de cargas na cadeia logística. As discussões englobaram o papel do caminhão no transporte multimodal, a regulação do transporte rodoviário, a composição ideal dos preços e a realidade atual, o peso do custo do transporte rodoviário na composição do Custo Brasil, a falta de infraestrutura e o respectivo impacto na cadeia do transporte. Entraram ainda nas discussões o impacto da legislação trabalhista no setor, obrigatoriedade do código identificador de operação de transporte, segurança, infraestrutura e situação da frota. Temas cruciais para a garantia da competitividade do transporte rodoviário de cargas.
Participam do painel o gerente de Regulação do Transporte Rodoviário Multimodal de Cargas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) André Sousa Ramos; o diretor Executivo da Confederação Nacional dos Transportes e Presidente Nacional do Transporte (CNT) Bruno Batista; o presidente da Federação dos Transportadores de Cargas de Santa Catarina (Fetrancesc) e da Transpocred – Cooperativa de Crédito Ari Rabaiolli; o vice-presidente de Produção e Logística MAN Latin America – Volkswagen Caminhões e Ônibus Adilson Dezoto e o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e de Operações Logísticas de Joinville (Setracajo) Paulo Zendron. A mediação foi de Dagnor Roberto Schneider, presidente da Concórdia Logística, primeiro vice-presidente da Fetrancesc e diretor da CNT.
Logística e intralogística
A programação deste terceiro dia da Logistique Web Conference inicia às 13 horas com assuntos extremamente abrangentes. As discussões relacionadas a logística vão englobar soluções de movimentação, estocagem e automação no ambiente e-commerce, desafios e iniciativas da intralogística, softwares e plataformas e soluções automatizadas, lean manufacturing e soluções inovadoras para o transporte multimodal. A curadoria e mediação é do Grupo IMAM – Instituto de Supply Chain e Logística.
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